Caro Luis Nassif,
Gostaria de fazer algumas reflexões sobre seu invejável texto, como diria o chief, ao ponto, coisa difícil entre os Chicago boy’s da FEA e os cabeções em geral &cia, não tem capacidade de admitir, mas sobra arrogância, a intelligentsia estúpida da qual falou Thomas Mann.
Interessante observar que nos comentários tem muitos que acham que a maioria das descobertas e invenções primeiro ocorre no papel e na universidade para depois vir ao mundo real.
A primeira vem de quase três décadas atrás, no primeiro ano de engenharia, inicio dos anos 80’s, depois de um grande acidente aéreo, avião de fabricação boing, a conversa dos futuros engenheiros era sobre a maravilha do “deus tecnologia”, e tinha entre nós os crentes doutrinados que se vangloriava em dizer, como parte da doutrinação de futuro engenheiro que seriam, que a boing nunca tinha admitido uma falha mecânica em seus aviões, portanto todas as quedas foram “cientificamente provadas” como falhas humanas, mais ou menos como a pseudociência da doutrina religiosa do neoliberalismo . Às vezes se ouve que ninguém que estavam nos aviões reclamou dos laudos.
A segunda vem do inicio dessa década, quando enviei um comentário num artigo de Paulo Nogueira Batista Junior, então seu colega na Folha, da qual escrevi uma frase de F. Hayek, constante no livro que estava lendo na época.
O Paradoxo no pensamento de Friedrich Hayek (
http://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Hayek)
“Ninguém pode ser um grande economista se for somente um economista. Um economista que só é economista torna-se prejudicial e pode constituir um verdadeiro perigo”, Cabeça Bem-Feita, Edgar Morin, pág. 16, 1999.
A resposta do Paulo Nogueira foi de bate pronto no e-mail, perguntando de onde era que tinha lido a frase (não tinha feito a referencia) e qual a original e fonte de consulta?
Até então, o engenheiro aqui não tinha conhecimento da obra dele e muito menos do paradoxo da frase, descobri sua história de Nobel laureado, foi ideólogo defensor do capitalismo de mercado livre, contemporânea de Keynes e contra ponto a teoria dele.
Minha resposta foi uma meia resposta e meio caminho andado para ele chegar onde desejava. Mas despertou-me a curiosidade de o porque da tempestiva indagação, o que tinha ali que não sabia e fui tentar descobrir.
Aos descobrir o paradoxo da frase, comecei a refletir que isso valia também para engenheiro como eu e outros profissionais, sem duvida, os envolvidos em políticas economias são realmente o pior caso. Atrás de um cabeção pode se ter um engenheiro economista, matemático economista, psicólogo economista e por ai se vai longe.
Mas ai vem outros pensamentos procurando a origem das coisas, para ficar em alguns: Edgar Morin, Marx, Heidegger e Hugo von Hofmannasthal.
“A origem não está atrás de nós, à origem está à frente de nós”, Heidegger.
“O profundo se esconde na superfície”, Hugo von Hofmannsthal.
“A escola não ensina somente conhecimento e elucidação, mas também ignorância e cegueira”, Edgar Morin.
“Quem vai educar os educadores”, Marx.
O fato é que temos muitos brasileiros a altura de um laureado, desde Machado de Assis, Santos Dumont e passando por dezenas de brasileiros, com capacidade para um Nobel, isso é motivo de orgulho para nós.
Essa é mais uma assimetria do mundo em que vivemos. Assim como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, kafka, Fernando Pessoa (?) não tem Nobel e não são menores pelo fato.
Portanto, caro Nassif, o que estou esperando e seu livro que você prometeu para breve.
Sds,