Tags:
Exibições: 466
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 8 janeiro 2012 at 17:07
Bebeu? Tá no blog errado -- o Tio Rei é perfeito para pessoas como você -- no tópico errado e dizendo m*. Nao aborrece, vá procurar seus parceiros.
Permalink Responder até Dâniel Fraga em 8 janeiro 2012 at 17:10
E nem cheguei a citar nome de ninguém. Por que a senhora acha que esse tal de Tio Rei é perfeito para o meu comentário?
Permalink Responder até Dâniel Fraga em 8 janeiro 2012 at 17:06
Droga... Cara, me desculpe, esse comentário era pra outro post de outro blog.
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 8 janeiro 2012 at 17:12
Claro que a verdade é buscada pela Ciência. Nao A VERDADE, absoluta, mitológica, nunca alcançável inteiramente, mas a correspondência dos discursos com a realidade, a captaçao parcial das regularidades do universo... Agora, nem sempre a busca da verdade tem caráter científico, foi o que eu disse acima. O que em si nao desmerece em nada outras buscas... (misticismo desmerece, a nao ser que seja uma busca de natureza existencial, aí cada um sabe de si; crendice desmerece, etc., mas nem toda busca nao científica é mística, ingênua, etc., vide os exemplos acima do Marxismo e da Psicanálise).
Todas as formas de conhecimento buscam uma verdade. Querem se estabelecer como uma maneira de conduzir a cultura, a sociedade. É ao seu jeito, com seus critérios, mas a busca por estes estabelecimetno não foge à regra. Se não, não valeria o esforço.
E o esforço é tanto quanto a necessidade de convencimento. Para isso se estabelecem padrões, normas, complexos estruturais. Aponte qualquer forma de conhecimento e veja se naõ funciona assim. A diferença é que na Ciência seus métodos são calibrados, pois é assim a sua natureza.
Não estou fazendo juizo de valor, não estou definindo ingenuidades de uns ou perspicácias de outros, mas colocando que no frigir dos ovos, cada um quer o mesmo.
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 8 janeiro 2012 at 21:32
RAFLA para Alexandre: nao estou vendo qual é o ponto de diferença entre o que você disse abaixo e o que eu disse... Todos os tipos de conhecimento buscam uma verdade (eu acrescentaria: sempre relativa e "aperfeiçoável" com o tempo). Por isso se estabelecem padroes (no plural: diferentes para diferentes tipos de conhecimento, inclusive para diferentes ciências...)
Por causa dessa sua frase ao Mario, minha cara: eu nao reduzo todo conhecimento a conhecimento científico. Sao conhecimentos válidos, verdadeiros na medida em que qualquer tipo de conhecimento, inclusive o científico, pode chegar a alguma verdade, mas nao sao conhecimentos científicos.
E aí eu respondi que não era uma reducionismo ao discurso científico, mas que toda a forma de conhecimento quer "parecer" científica, ou seaj, quer se provar, quer parecer verdadeira e aplicando métodos.
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 8 janeiro 2012 at 21:59
RAFLA: ah nao... Isso nao. A Psicanálise, por ex. (a de verdade, nao essas imitaçoes baratas que há por aí) diz explicitamente que nao é científica. E embora muitos marxistas tenham querido atribuir estatuto científico ao marxismo, acho que no fundo ninguém acredita realmente nisso. E métodos todos os tipos de saberes podem ter, nao necessariamente de caráter científico.
Permalink Responder até Cristovam Nunes em 14 janeiro 2012 at 0:14
Mario,
Para John Locke: o que é, é. Mas como saber o que é?
Para René Descartes: Dado isto, acontece aquilo. Será?
A ciência é uma cadeia de proposições e refutações em contínua e paciente renovação evolutiva e retroativa. No meu entender nada está consumado ou tão pouco é definitivo, tudo é continuamente modificado e está desta forma sempre em movimento.
Falou...
Permalink Responder até Gilberto . em 8 janeiro 2012 at 13:05
Permalink Responder até Anarquista Lúcida em 8 janeiro 2012 at 14:40
Gostei muito, Gilberto. Mas nao há versao com legendas? Porque meu entendimento de inglês oral é falho, e o locutor fala muito depressa.
Permalink Responder até Gilberto . em 8 janeiro 2012 at 21:22
Boa noite AnaLú,
Não sou mestre em adicionar legendas mas até tentei...
Abçs
© 2013 Criado por Luis Nassif.