Portal Luis Nassif

Ronaldo Bicalho
  • 56, Masculino
  • Rio de Janeiro, RJ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar Twitter

Amigos de Ronaldo Bicalho

  • João de Deus Netto
  • josoe bonetti
  • eduardo oliveira
  • Ermio Carlos Marques Patrão
  • Eduardo Saliby
  • Saneamento
  • PEDRO SEVERINO DE SOUSA
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Energia
  • Bioenergia
  • Ivanisa Teitelroit Martins
  • Maria Teresa Costa
  • Alexandre César Weber
  • Oscar Peixoto

Discussões de Ronaldo Bicalho

Brasileirão: faltando oito rodadas, quem leva o título e quem vai para a segundona?
28 respostas 

Iniciou esta discussão. Última resposta de Marise 27 Out, 2009.

Presentes recebidos (2)

 

Página de Ronaldo Bicalho: discutindo energia

Últimas atividades

Posts no blog por Ronaldo Bicalho

O processo de abertura da indústria petrolífera no México

Do Blog InfopetroPor Marcelo ColomerDez anos, esse é o período que, considerados os níveis de produção atual, as reservas provadas de petróleo mexicanas irão durar. Uma década parece muito tempo, ainda mais quando se compara com a razão reserva/produção[1] dos EUA que em 2013 estava em 12 anos (BP, 2014). No entanto, quando se abre a análise por trás desses indicadores, a realidade mexicana mostra-se muito diferente do seu vizinho. Nos últimos dez…Ver mais...
22 horas atrás
Posts no blog por Ronaldo Bicalho
14 Set
Posts no blog por Ronaldo Bicalho
30 Ago
Posts no blog por Ronaldo Bicalho

A evolução conservadora da energia solar no Brasil

Do Blog InfopetroPor Clarice FerrazO Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria nº 236 (DOU, 30 de maio de 2014) que define as regras para o próximo Leilão de Energia de Reserva a ser realizado no dia 31 de outubro. O Leilão está sendo muito noticiado pois irá contratar eletricidade gerada pelas fontes solar fotovoltaica, eólica e biomassa (resíduos sólidos urbanos e/ou biogás de aterro sanitário ou biodigestores de resíduos vegetais ou…Ver mais...
26 Ago
Posts no blog por Ronaldo Bicalho
25 Ago
Posts no blog por Ronaldo Bicalho

A participação dos chineses no setor de petróleo no Brasil

Do Blog InfopetroPor Edmar de Almeida e Helder ConsoliAté recentemente, o Brasil esteve fora do radar das empresas chinesas que vêm empreendendo uma forte expansão internacional. Com a descoberta do Pré-sal e com o consequente potencial exportador de petróleo do país, as empresas petroleiras chinesas passaram a se interessar pelo setor energético brasileiro. Nos últimos cinco anos, todas as quatro grandes empresas petrolíferas estatais chinesas…Ver mais...
23 Ago
Posts no blog por Ronaldo Bicalho
22 Ago
Posts no blog por Ronaldo Bicalho

Impactos da crise elétrica e as próximas páginas do setor elétrico brasileiro

Do Blog InfopetroPor Luciano LosekannA crise do setor elétrico brasileiro já dura alguns meses e não deve se esgotar tão cedo. Durante quatro meses, desde de 1º de fevereiro, o preço de liquidação de diferenças (PLD) se situou próximo a seu teto (R$ 822/MWh). Em junho, o PLD se reduziu significativamente, correspondendo a R$ 352/MWh atualmente. Mas, os efeitos da crise devem permanecer por um longo período.  Ainda assim, podemos tirar algumas…Ver mais...
20 Ago

Informações do Perfil

Profissão
Professor e Pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ. Engenheiro Químico pela Escola de Química da UFRJ; Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Fotos de Ronaldo Bicalho

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Ronaldo Bicalho

O processo de abertura da indústria petrolífera no México

Do Blog Infopetro

Por Marcelo Colomer

Dez anos, esse é o período que, considerados os níveis de produção atual, as reservas provadas de petróleo mexicanas irão durar. Uma década parece muito tempo, ainda mais quando se compara com a razão reserva/produção[1] dos EUA que em 2013 estava em 12 anos (BP, 2014). No entanto, quando se abre a análise por trás desses indicadores, a realidade mexicana mostra-se…

Continuar

Postado em 29 setembro 2014 às 18:57

A mudança da política alemã de incentivo às energias renováveis

Do Blog Infopetro

Por Ronaldo Bicalho

No primeiro dia do mês de Agosto deste ano entrou em vigor a nova lei de incentivo às fontes de energia renováveis na Alemanha. A chamada EEG 2.0 (Erneuerbare Energien Gesetz – Lei das Fontes de Energia Renováveis) representa um forte ajuste na política energética alemã de apoio a essas fontes.

O freio de arrumação na transição energética alemã (energiewende) é…

Continuar

Postado em 14 setembro 2014 às 8:00

Escolha tecnológica na expansão do parque gerador brasileiro: as implicações da utilização do Índice Custo Benefício (ICB)

Do Blog Infopetro

 

 Por Luciano Losekann, Edmar de Almeida e Diogo Lisbona Romeiro

Comparar as distintas tecnologias de geração de eletricidade requer um método que confronte os custos (operacionais e de capital) e os benefícios das alternativas.  O critério de seleção deve ordenar e selecionar os empreendimentos mais adequados para a expansão da matriz. O método internacionalmente consagrado para…

Continuar

Postado em 13 setembro 2014 às 20:04

O carro do futuro no Japão, França e Estados Unidos

Do Blog Infopetro

Por Michelle Hallack e Eduardo Guimarães (*)

Na busca por um carro/combustível do futuro o carro elétrico certamente é uma das grandes apostas. Dentre os pontos positivos do carro elétrico vale ressaltar as questões relacionadas à emissão de CO2 (obviamente, se o parque gerador de eletricidade for baseado em fontes não, ou pouco, poluentes). Ademais, esta tecnologia não está atrelada a um recurso energético…

Continuar

Postado em 30 agosto 2014 às 0:00

Setor Energético Brasileiro e a agenda governamental de 2015

Do Blog Infopetro

Por Renato Queiroz

Países em desenvolvimento de tempos em tempos consideram novas prioridades em suas agendas de políticas públicas. No caso brasileiro, desde a volta do regime democrático em 1985, acompanhamos a discussão de temas prioritários para o país como, por exemplo: o controle da inflação, a melhoria na distribuição de renda, a diminuição da violência nas cidades, entre outros. Neste sentido, os governos…

Continuar

Postado em 29 agosto 2014 às 0:25

A evolução conservadora da energia solar no Brasil

Do Blog Infopetro

Por Clarice Ferraz

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria nº 236 (DOU, 30 de maio de 2014) que define as regras para o próximo Leilão de Energia de Reserva a ser realizado no dia 31 de outubro. O Leilão está sendo muito noticiado pois irá contratar eletricidade gerada pelas fontes solar fotovoltaica, eólica e biomassa (resíduos sólidos urbanos e/ou biogás de aterro…

Continuar

Postado em 26 agosto 2014 às 15:30

Bandeiras tarifárias: você assume parte do risco

Do Blog Infopetro

Por Roberto Pereira d´Araujo

Certo dia você embarca no ônibus que está acostumado a usar e, surpreso, descobre que a tarifa está mais cara. Como não houve nenhum aumento anunciado, você indagaria o motivo do acréscimo e descobre que há uma nova regra que permite que a tarifa varie. Os passageiros que já estavam no ônibus dizem que souberam através do motorista que a regra passou a ser a…

Continuar

Postado em 25 agosto 2014 às 3:30

Eficiência energética: regras e métricas

Do Blog Infopetro

Por Miguel Vazquez

Como discutimos em postagem anterior, a definição das regras é o bloco básico na definição dos mecanismos de coordenação entre diversos indivíduos. A definição destas regras passa em grande medida pela definição do(s) objeto(s) que estão sendo organizado(s). Por sua vez, esta definição…

Continuar

Postado em 24 agosto 2014 às 3:30

A participação dos chineses no setor de petróleo no Brasil

Do Blog Infopetro

Por Edmar de Almeida e Helder Consoli

Até recentemente, o Brasil esteve fora do radar das empresas chinesas que vêm empreendendo uma forte expansão internacional. Com a descoberta do Pré-sal e com o consequente potencial exportador de petróleo do país, as empresas petroleiras chinesas passaram a se interessar pelo setor energético brasileiro. Nos últimos cinco anos, todas as quatro…

Continuar

Postado em 23 agosto 2014 às 3:30

Bioeconomia em construção e as subvenções às empresas

Do Blog Infopetro

Por José Vitor Bomtempo

O título desta série destaca uma dimensão central da indústria baseada em biomassa que não podemos perder de vista em nossas análises: é uma indústria em construção, ainda sem definição clara das dimensões estruturais que caracterizam setores mais maduros. As entradas (e saídas) de novos competidores são numerosas e frequentes e os perfis desses competidores são também variados,…

Continuar

Postado em 22 agosto 2014 às 3:30

Caixa de Recados (13 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 19:19 em 2 maio 2014, Cafu disse...

Oi Ronaldo,

Entrei na rede e fui para as nuvens:

http://www.vivapoesia.com/

Apareça para uma visita. Os amigos são sempre bem-vindos.

Beijos.

Às 11:36 em 29 setembro 2010, Euripedes Ribeiro de Sousa disse...
Num clássico feioso, parecendo filmes do cinema mudo, onde a única cor presente será o verde do gramado, eu e tua patroa, estaremos engrossando as mirradas fileiras do teu "put-fire of the loner star". (como diria Joel Santana, quando veio da Africa do Sul) Só espero que nessa hora, já tenhamos ganhado daquele azulzinho la do Sul, preferido do Guga, com nome de ilha do Pacífico, mas sem H, sem onda e sem luau. Abraços.
Às 11:03 em 7 julho 2010, Oscar Peixoto disse...
Ronaldo, obrigado pela visita. Já estou bem melhor e, creio, em pouco tempo estarei em forma novamente. A velha senhora passou rapidinho, cumprimentou, sorriu, e foi buscar coisa melhor.

Um beijão para você e Lucinha
Às 0:58 em 4 junho 2010, Helô disse...
Oi, Ronaldo
Que ótimo foi conhecer você e a Lúcia. Trouxe alguns registros pra vocês guardarem como lembrança de uma noite especial.
Beijos pra você e pra ela.



As outras fotos estão aqui:
http://blogln.ning.com/photo/albums/sarau-do-rio
Às 23:41 em 2 junho 2010, Oscar Peixoto disse...
Ronaldo, não acredito que até agora não formalizamos uma amizade virtual, já que a real me parece fora de questão. Assim que v. der seu Ok, envio-lhe um e-mail aqui no portal.
Grande abraço e um beijo na sua adorável Lúcia.
Oscar
Às 22:20 em 20 abril 2010, Euripedes Ribeiro de Sousa disse...
Estas feliz hem cara? Campeão carioca direto. E o penalte do Loco Abreu, ein? Gostastes mais do que o do Imperador de mentirinha? À propósito, parece que roubaram a prancheta do Joel Santana! Saudações! Preferia que fossem saudações tricolores, mas lá vão as saudações pretoe branco mesmo!
Às 10:29 em 22 fevereiro 2010, Euripedes Ribeiro de Sousa disse...
Aí eim, Bicalho? "bicastes" um título, ein? Antes tu, do que os antipáticos rubronegros ou os bocós dos lusitanos! Joel Santana, que adora falar no saxonico iidioma, deve ter dito: O "PUTFIRE", is not more spark, he is a brave flame now!
Em 5:00pm on dezembro 30, 2009, Marise deu para Ronaldo Bicalho um presente...
Presente
Ronaldo um abraço pelo teu aniversário. Que seja um dia de muita alegria. Beijo
Em 3:52am on dezembro 30, 2009, Douglas Lara deu para Ronaldo Bicalho um presente...
Presente
Rodamundinho 2010, apenas para crianças e jovens com no máximo 15 anos em 31/07/2010 e inscritas no site: http://rodamundinho.ning.com/ -
Às 20:20 em 20 dezembro 2009, Helô disse...
Tudo de bom, Ronaldo.
Beijos.

 
 
 

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço