Portal Luis Nassif

Blog de Laura Macedo -- outubro 2008 Arquivo (11)

O Antológico Show "Rosa de Ouro"



O Rosa de Ouro foi um musical gestado nas experiências ocorridas no Zicartola (ver post mais antigo no meu blog, 19/09/08 /AQUI).

Em 18 de março de 1965, no Teatro Jovem - bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro - entra em cena um espetáculo inusitado para a época. Samba, um show de samba. Com as rádios e a televisão…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 30 outubro 2008 às 1:00 — 1 Comentário

Norman Lebrecht, Colunista da CULT





"O crítico de música, cientista social e escritor inglês Norman Lebrecht estréia como colunista da CULT. Ele nasceu em Londres, em 1948, é colunista do jornal inglês The Daily Telegraph, tem um programa semanal na BBC Rádio 3 e escreve no London Evening Standart.





Conhecido por ser implacável nas suas críticas a maestros e agentes do meio, como a indústria fonográfica, suas informações causam polêmica, mas jamais são contestadas.… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 24 outubro 2008 às 0:30 — 1 Comentário

Germano Mathias, Catedrático do Samba



Alguns anos atrás compareci ao Theatro 4 de Setembro, em Teresina (PI), para mais uma edição do Projeto Pixinguinha, apresentando, entre outros artistas, Germano Mathias. O impacto foi grande, apesar dele não ser totalmente desconhecido para mim.



Abrem-se as cortinas. E lá vem ele, representante do melhor samba sincopado de São Paulo, com passo cadenciado, sapatos brancos, roupas muito coloridas e chapéu malandreado. Fez de tudo: cantou, marcando o ritmo com…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 22 outubro 2008 às 21:30 — Sem comentários

Instrumentos do "Choro"



Meu primeiro post, na Comunidade (05/07/08), foi um texto sobre o Choro, uma das minhas grandes paixões - "O Choro: Ontem, Hoje e Sempre" -, onde resgato sua trajetória, destacando os pioneiros, a revitalização (década de 70), a consolidação (década de 80) e o Choro no Paiuí. É uma viagem, obviamente, abreviada por uma história que já perdura quase 150 anos.



Hoje retomo a temática destacando os Instrumentos do Choro, relatando sucintamente cada… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 17 outubro 2008 às 23:00 — 2 Comentários

Café Nice, maior mercado de música popular



"Nice dos poetas e dos cantores

Dos boêmios e dos compositores

Que falta você nos faz.

Hoje a turma chora de saudade

Ao ver sua portas fechadas

Que não se abrirão nunca mais."




(Samba de Arnô Provenzano/Otolino Lopes/Gil de Lima).

Rara imagem da fachada do Nice



Situado na avenida Rio Branco, nº 174, foi inaugurado em 18 de agosto de 1928, funcionando por mais de duas décadas. O ano de fechamento é divergente, nas… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 14 outubro 2008 às 21:30 — 2 Comentários

Mostra de Instrumentos Musicais





Difundir a produção musical brasileira e permitir que o público tenha acesso a história da música é o principal objetivo da II Mostra de Instrumentos Musicais que encerrou-se ontem (11/10/08), na cidade de Teresina-PI



A Mostra contém réplicas de originais de 26 instrumentos da Idade Média ao século XIX de diversos países, como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, França, Estados Unidos e Brasil.



Durante nove dias os… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 12 outubro 2008 às 20:32 — 1 Comentário

Uma Rosa para Cartola








PARA QUEM NOS DEU TANTAS ROSAS MUSICAIS, A MINHA HOMENAGEM...

Adicionado por Laura Macedo em 11 outubro 2008 às 15:30 — 1 Comentário

Dilermando Reis, grande intérprete de sua obra.



Oriundo de uma família numerosa, ocupando na constelação familiar de quinze filhos a terceira posição, nasceu em Guaratinguetá (SP), em 22 de setembro de 1916.



Era uma época em que violão e violonistas não eram bem vistos por ninguém, mas o menino, para desespero da mãe, demostrava grande interesse por ele.



As esperanças de dona Benedita residiam no porte físico do filho, que era baixinho, gordinho, braços curtos e mãos pequenas e rechonchudas.…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 10 outubro 2008 às 22:00 — 1 Comentário

Para os Amantes do Violão Brasileiro

Nas minhas pesquisas, na internet, encontrei uma série de 23 vídeos intitulada "História do Violão Brasileiro", que me instigou a pesquisar mais sobre ela, e descobri que se originava de um Projeto da USC (Universidade do Sagrado Coração - localizada em Bauru - SP), coordenado pelo professor e violonista Marcelo Mello. O referido Projeto foi executado no Teatro Veretas, da própria USC, dentro de outro projeto intitulado "Quintas Culturais" - História do Violão… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 7 outubro 2008 às 20:30 — 1 Comentário

Carlos Henrique Machado - "Prata da Casa"

Quem assistiu ontem, 03/10/08, o Programa Instrumental SESC Brasil gravado ao vivo em setembro deste ano, maravilhou-se com a performance do bandolinista Carlos Henrique Machado, nosso colega aqui da Comunidade.



Acompanhado dos músicos Gustavo França (violão 7 cordas), Enéas Rezende (violão 6 cordas), Wanderson Costa (cavaquinho) e Guilherme Garcia (pandeiro), nos proporcionou uma verdadeira aula sobre "Choro", interpretando de sua autoria as músicas: "Uma rua chamada… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 4 outubro 2008 às 21:30 — 3 Comentários

Paulinho Nogueira, grande Mestre



Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira nasceu em 08 de outubro de 1929, em Campinas (SP), e desde a infância manifestou tendência para as artes, especialmente desenho e música.



Na década de 1950, já em São Paulo, trabalhava como desenhista, atuava na noite e nas rádios Bandeirantes e Gazeta, como solista, e, no finalzinho dessa década, lança seu primeiro LP pela CBS, intitulado "A Voz do Violão", gravando, entre outras, "Abismos de Rosas", de Américo Jacomino…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 3 outubro 2008 às 21:30 — 2 Comentários

Tópicos do blog por tags

Arquivos mensais

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

1999

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço