Portal Luis Nassif

 

Capiba (Lourenço Fonseca Barbosa)
* 28/10/1904 - Surubim (PE)
+ 31/12/1997 - Recife (PE)


Compositor / Instrumentista


Filho de um maestro, nasceu em Surubim, interior de Pernambuco e mudou-se para a Paraíba na infância. Aprendeu música com o pai, assim como seus 12 irmãos.

O apelido Capiba (que na gíria local designava "jumento") era extensivo a toda a família, e, segundo dizem, foi inaugurado pelo avô do compositor, que era baixinho e teimoso.

Aos 16 anos atuava como pianista no cinema de Campina Grande, e nessa época chegou a pensar em seguir carreira como jogador de futebol. Aos 20 anos a família obrigou-o a abandonar a música e a bola para estudar. Foi para João Pessoa, mas continuou tocando e compondo, e em 1925, além de empregar-se mais uma vez como pianista de cinema, sua valsa "Meu Destino" foi editada.

Em 1930 conseguiu um emprego no Banco do Brasil e foi para Recife. Lá entrou para a popular Jazz Band Acadêmica e compôs seu primeiro frevo, "É de Amargar", em 1934, vencendo um concurso de músicas de carnaval. O frevo foi gravado por Mário Reis no Rio de Janeiro, com enorme sucesso, e consagrou Capiba como expoente do gênero.


É de amargar” (Capiba) # Claudionor Germano.

 




Em 1943, Nelson Gonçalves lançou o samba-canção "Maria Bethânia", que rapidamente se tornou um sucesso nacional.

 

 

 

 

 

Compôs para teatro, em peças de Ariano Suassuna, e com este integrou o Movimento Armorial na década de 70, escrevendo a "Grande Missa Armorial" e a peça "Terra sem Lei". Musicou poemas de Carlos Drummond, Castro Alves, Alphosus de Guimarães e tantos outros.





No fim da década de 40 conheceu o maestro Guerra-Peixe (foto acima), e com ele tomou aulas de harmonia e contraponto, chegando a compor peças sinfônicas e de câmara.

Nos anos 60 compôs em parceria com Vinicius de Moraes (musicou o "Soneto da Felicidade") e com Carlos Pena Filho compôs a melodia que seria uma de suas mais famosas, o samba "A Mesma Rosa Amarela".


A mesma rosa amarela” (Capiba / Carlos Pena Filho) # João Bosco / Paulo Moura.

 

 

 






CAPIBA (Lourenço da Fonseca Barbosa), se vivo teria completado 107 anos, dia 28 de outubro de 2011, próximo passado. Esse pernambucano nascido em Surubin expressou de forma brilhante sua arte, não só através do Frevo, ritmo peculiar da sua região, mas através de outros gêneros a exemplos do Samba e do Choro.

 



************
Fonte:
- Site Clique Music
- Discos: Mestre Capiba por Rafhael Rabello e Convidados / Capiba 80 Anos (1984).
- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

************

Exibições: 120

Tags: capiba, memória MPB

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço