Portal Luis Nassif

Prominp busca capacitar 207 mil trabalhadores

DAYANA AQUINO
Da Redação - ADV


O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) projeta a necessidade de capacitação de 207 mil trabalhadores nos próximos cinco anos, para atender a demanda por profissionais nos projetos que serão previstos no período de 2009 a 2013. O número é praticamente três vezes superior aos 78 mil trabalhadores que o programa terá qualificado até meados de 2010. Os cursos, direcionados aos segmentos considerados estratégicos, são voltados a profissionais que possuem escolaridade nos níveis básico, médio, técnico e superior, com foco nas áreas de construção e montagem, construção civil, engenharia e manutenção da operação.

Os trabalhos são desenvolvidos por instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e universidades federais dos estados envolvidos. A Petrobras é a principal financiadora do Plano de Qualificação do Prominp. Além da estatal, o plano conta com recursos financeiros do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através de recursos do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT), e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) pelo Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural (CT-PETRO).

De acordo com dados fornecidos pela assessoria do programa, no primeiro semestre de 2010, 15 estados serão atendidos, dentre eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo. Desde o início do programa, 80% dos capacitados foram aproveitados pelo mercado, de acordo com o Prominp com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O Rio de Janeiro desponta na lista do diagnóstico de demanda por capacitação, com necessidade aproximada de 40 mil profissionais. Também figuram entre os estados mais carentes, São Paulo, Maranhão, Ceará e Pernambuco. A tabela abaixo apresenta a demanda por estado, com projetos já confirmados, que totalizam 144,9 mil pessoas. As demais 62 mil qualificação são referentes a projetos que ainda não tiveram o local de instalação confirmados.

Prominp

O Prominp completa, em dezembro, seis anos. Criado pelo governo federal, o programa pretende maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços nos projetos do setor de Petróleo e Gás Natural. As ações do programa são estruturadas a partir das necessidades de bens e serviços associadas aos investimentos do setor, nas regiões do país onde estão previstos.
Assim, a partir de um diagnóstico dos recursos críticos necessários ao desenvolvimento da indústria nacional, o Prominp identifica as lacunas e gargalos relacionados à qualificação profissional, infra-estrutura industrial e fornecimento de materiais e equipamentos. O trabalho é conduzido junto a instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe e financeiras, entre outras, um conjunto de projetos e ações.

Na avaliação de Caio Pimenta, superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o programa vem cumprindo com sucesso sua proposta, principalmente por conta da estrutura dos laboratórios dos Senais e Cefets.

Para ampliar o número de trabalhadores devidamente preparados para atender as demandas dos empreendimentos do setor previstos para os próximos anos, o Prominp estruturou o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP). Depois de mapear a demanda de qualificação de mão de obra, o Prominp lança concursos públicos nacionais para selecionar pessoas que serão treinadas nos cursos, estruturados em escolas técnicas e universidades federais e instituições com reconhecimento nacional.

O Prominp atua em 17 estados, onde há previsão de empreendimentos do setor de Petróleo e Gás Natural (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Maranhão).

Exibições: 34

Tags: energia, petroleo, pnqp, profissional, propimp, qualificação

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço